Natação

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PILATES | NATAÇÃO

Nadar com melhor controle e tempos mais rápidos sem sobrecarregar o seu corpo.

Para os nadadores, um alinhamento corporal adequado é fundamental. Estes precisam de trabalhar com a água e o mínimo desalinhamento pode levá-los a trabalhar contra ela. Grande parte do treino de um nadador, no entanto, concentra-se em trabalhar os grandes músculos, em detrimento dos mais pequenos. Este desequilíbrio deixa um nadador mais propenso a desalinhamentos que fazem com que certas partes do corpo trabalhem mais do que deveriam. Isto pode adicionar segundos a uma hora competitiva.

PORQUÊ PILATES?

O Pilates pode ensinar os nadadores a ativar o sistema de apoio interno (os músculos mais pequenos) para atingir o equilíbrio e alinhamento máximo. Isto significa que os músculos são ativados quando devem, dentro da dinâmica de um movimento particular.

O Pilates também vai fortalecer os músculos do abdómen, deixando-os mais fortes, sendo que estes músculos são a base de todos os seus movimentos. Para um nadador um “core” fortalecido vai manter a escápula, os ombros, a pelve e a coluna equilibradas e alinhadas para que eles possam levantar os braços para cima e para fora da água sem o esforço habitual dos músculos do pescoço, levando a um menor desgaste geral, fazendo com que nadem mais rápido.

Além disso, os exercícios de Pilates são realizados em um ritmo deliberado, com o controle da mente-corpo propriamente dito.

Esta abordagem beneficia muito os nadadores que assim, não precisam de se preocupar tanto com a distância percorrida, concentrando-se mais na respiração, orientação do corpo e equilíbrio para uma corrida mais constante.

 

Benefícios no desempenho:

  • Ativarem corretamente os músculos, o que leva a um movimento mais fluido;
  • O corpo mantem-se com um melhor alinhamento,
  • O controlo adequado do corpo e da mente leva a um ritmo mais constante, logo mais rápido.

 

Pilates ajuda a:

  • Tonificar os músculos das costas uniformemente;
  • Alongar e alinhar a coluna vertebral para melhorar a estabilidade;
  • Aumentar a flexibilidade, força e equilíbrio;
  • Aumentar a amplitude de movimento de braços;
  • Melhorar a concentração através da respiração focada;
  • Ajudar o corpo a recuperar mais rapidamente de lesões.

ATLETAS DE NATAÇÃO QUE PRATICAM PILATES

 
  • Michael Phelps
  • Dara Torres   
  • Natalie Coughlin 

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Dispomos de uma equipa de profissionais médicos e fisioterapeutas com experiência, e de reconhecida competência, garantindo rigor e profissionalismo num espaço com conforto, funcionalidade, equipamentos e meios humanos necessários.

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