Para os nadadores, um alinhamento corporal adequado é fundamental. Estes precisam de trabalhar com a água e o mínimo desalinhamento pode levá-los a trabalhar contra ela. Grande parte do treino de um nadador, no entanto, concentra-se em trabalhar os grandes músculos, em detrimento dos mais pequenos. Este desequilíbrio deixa um nadador mais propenso a desalinhamentos que fazem com que certas partes do corpo trabalhem mais do que deveriam. Isto pode adicionar segundos a uma hora competitiva.
PORQUÊ PILATES?
O Pilates pode ensinar os nadadores a ativar o sistema de apoio interno (os músculos mais pequenos) para atingir o equilíbrio e alinhamento máximo. Isto significa que os músculos são ativados quando devem, dentro da dinâmica de um movimento particular.
O Pilates também vai fortalecer os músculos do abdómen, deixando-os mais fortes, sendo que estes músculos são a base de todos os seus movimentos. Para um nadador um “core” fortalecido vai manter a escápula, os ombros, a pelve e a coluna equilibradas e alinhadas para que eles possam levantar os braços para cima e para fora da água sem o esforço habitual dos músculos do pescoço, levando a um menor desgaste geral, fazendo com que nadem mais rápido.
Além disso, os exercícios de Pilates são realizados em um ritmo deliberado, com o controle da mente-corpo propriamente dito.
Esta abordagem beneficia muito os nadadores que assim, não precisam de se preocupar tanto com a distância percorrida, concentrando-se mais na respiração, orientação do corpo e equilíbrio para uma corrida mais constante.